quarta-feira, 7 de junho de 2017

Deus: Um conceito fundamental - Rodrigo França


Deus: um conceito fundamental

Rodrigo França


Dentre os princípios básicos que compõe o edifício lógico-axiológico espírita, há um, em especial, que necessita ser abordado com maior frequência, posto se tratar da mais importante e fundamental indagação que podemos realizar.
Uma vez que é a partir do Creador que todo o resto se apresenta, há quem diga que esse é o único tema que realmente merece ser abordado  em qualquer indagação mais profunda que ousarmos fazer.
Paradoxalmente, conquanto seja consabida a importância dessa constante reflexão sobre Deus, referido tema é também o mais complexo, o que acaba trazendo grande receio a muitas pessoas, que aparentam se satisfazer com explicações figurativas, pasteurizadas e sobremodo singelas trazidas em outras épocas e culturas.
Precisamos nos ater mais a essa temática tão essencial. Devemos compartilhar  nossas conclusões e refletir com seriedade sobre o que conseguimos compreender e o que ainda nos aflige quando pensamos sobre Deus. Necessitamos encaminhar nossas reflexões para o alcance efetivo da ideia de transcensão (conjugação entre transcendência e imanência).
Sabe-se que o alcance que se faz do Creador é individual, e que varia de acordo com o nosso background cultural, o momento histórico em que estamos insertos e o nosso grau evolutivo. Devemos, também, ter a humildade de perceber que nos faltam vocábulos – e até capacidade cognitiva – de compreender Deus em toda a sua magnanimidade.
Em que pese a complexidade do tema, um melhor alcance só se faz a partir de muita reflexão. Para tanto, um bom caminho investigativo seria iniciarmos seguindo os passos de alguns dos grandes capacitores que já passaram pela Terra e que ousaram tornar público o seu entendimento sobre o tema. Ao nos apoiarmos nos ombros desses gigantes, poderemos enxergar um pouco mais longe, e, ao seguirmos suas pegadas, poderemos, quiçá, trilhar novos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário